Acompanhamento e fiscalização de obra

Acompanhamento dos trabalhos durante a obra, para esclarecimento e clarificação de dúvidas que possam surgir no decorrer da construção.  

Acompanhamento dos trabalhos durante a obra, para esclarecimento e clarificação de dúvidas que possam surgir no decorrer da construção.  

  • Acompanhamento da obra

Durante o período da obra, é fundamental que exista um acompanhamento da parte do projectista e uma fiscalização nomeada pelo dono de obra, para garantir que todos os trabalhos são executados de acordo com as indicações descritas nos vários projectos já executados.

Por vezes, surgem dúvidas relativas à forma de execução, ou mesmo de interpretação do projecto de execução, que deverão ser esclarecidas junto do projectista durante o acompanhamento da obra.

Qualquer alteração ao projecto, por sugestão e conveniência do empreiteiro, deverá também ser apresentada, não só ao dono de obra, como também ao projectista e fiscal da obra, para que em conjunto possam analisar as implicações ou consequências que essa alteração terá no conjunto da construção.

A fiscalização de obra tem como principal função, analisar o trabalho que está a ser executado, e verificar se está dentro dos parâmetros de qualidade exigidos e de acordo com todos os elementos constituintes do projecto. Caso os trabalhos não estejam a ser executados de acordo com o previsto, a fiscalização deve comunicar ao dono de obra. É ainda função da fiscalização de obra analisar todos os trabalhos já executados e os que estão por executar para que possa validar ou reprovar os valores parciais a pagar, apresentados pelo empreiteiro, no decorrer da obra.